sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Redescobrindo Paris

Por incrível que pareça, nunca me animei muito com a idéia de ir a Paris. Meu coração sempre foi de Londres, até pouco tempo minha cidade favorita na Europa. Minha primeira impressão de Paris não foi das melhores. Isso foi em 1996, sim eu ainda era uma adolescente, estava viajando com a minha irmã; minha viagem de 15 anos. Uma pequena nerd que não tinha a menor vontade de conhecer a Disney e muito menos de se vestir de bolo em uma festinha de adolescentes cheia de rituais ultrapassados, mas que adorava a idéia de poder conhecer a Europa. Nesta viagem, ficamos no Ibis da Porte de Clichy, que me parecia muito, mas muito longe do mundo. Tudo era muito caro aos nossos olhos, não falávamos uma palavra em francês. Lembro do dia em que eu e a Alessandra imitamos o pedido de alguém na lanchonete: "Dã xisburguê sivuplê" e o atendente começou a falar de todas as tortas que haviam. Não entendemos nada e saimos com nossos cheeseburguers... Aproveitamos muito pouco Paris, comemos baguetes de atum demais, só andamos nas áreas excessivamente turisticas, em pleno no mês de julho. Nosso transfer de volta não apareceu... nossa passagem não dizia se era Orly ou Charles de Gaulle (pegaríamos o vôo para o Brasil em Roma)... meus pais enlouqueceram... pegamos um taxi sozinhas... nos colocaram em um vôo anterior ao que estava marcado... não conseguíamos ligar para casa (meu pai não saia do telefone)... a companhia aerea informava ao meu pai que não havíamos embarcado no vôo marcado na passagem... Enfim, caos! Minha segunda passagem por Paris aconteceu em 2008/09, foram 6 dias, que na época consideramos um exagero. Eu e o Érico passamos o ano novo por lá... novamente caos! Muita gente, muitos turistas. A lingua mais falada na rua era o inglês, seguido pelo português. Tudo muito lotado, preguiça de entrar em qualquer museu. Gastronomicamente foi muito melhor do que a primeira experiência, experimentei: escargots, magret de canard, crème brûllé, fondue montanhês. Pena que tudo no quartier latin, área com restaurantes médios, extremamente turísticos e de menor custo. Foi uma experiência muito melhor do que a primeira, mas sinceramente, Paris não havia tocado meu coração. Ah, Charles de Gaulle é um caos, mandaram nossas malas para Madrid, ao invés de Roma... Sai de lá com um pouco de "eca" da cidade e sem a menor vontade de voltar lá tão cedo. Porém, este ano, recebemos um convite para passar alguns dias em Paris e assistir a uma comédia do Móliere. O convite veio de uma amigo do Érico que já morou por lá e que atualmente mora nos Camarões. Pensamos: por que não? Estamos perto, o Pablo conhece a cidade, é sempre bom encontrar com amigos e quem sabe não tiramos a "nhaca" de Paris. Novamente seis dias em Paris. Só que desta vez tudo absolutamente perfeito! Andamos pelas áreas menos turísticas, conseguimos entrar em diversos museus, fomos à Comédie Française, comemos em bistrots deliciosos, confeitarias absolutamente fenomenais, restaurantes exóticos, crepes na rua, vinhos e cervejas deliciosos, padarias fantásticas e "La Grande Épicerie de Paris", o mercado dos sonhos... Finalmente conhecemos Paris de verdade, tirei a "nhaca". Continuo achando Paris muito cheia de turistas, muito menos acolhedora do que Roma ou Amsterdam, mas aprendi a realmente gostar da cidade. Comemos tantas coisas deliciosas por lá, que acho que fui conquistada pela boca.  Paris é fenomenal mesmo sem Louvre, sem Torre, sem Ópera, Tuileries, Champs Elysées... pois tem: La Grande Épicerie, Pierre Hermé, Ladurée, Crepes, Camembert, Brie, Roquefort, Leichester, Tartiflette, Cocottes, Gateaux, Macarons, Crème brûllé, Crème Caramel, Merlot, Pinot Noir, Champagne, Bourgogne, Bordeaux, 1664... Aguardem as próximas postagens!

PS. Agora tenho os tais caderninhos cor de rosa, anoto tudo...

2 comentários:

  1. Beijão pra vcs. Marrakech tem sido uma experiência gastronômica também. Muito louco, como diz Érico!

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino Pablo! Se quiser mandar contribuições, elas são sempre bem vindas! Beijos pra vcs tb.

    ResponderExcluir