domingo, 10 de outubro de 2010

Sablés à la lavande

A única coisa, não relacionada ao jantar, que compramos no passeio à Épicerie de Paris, foram as flores de lavanda da Provença. Pode parecer estranho, mas não comprei pensando em aromatizar roupas, armários ou ambientes. A lavanda é excelente para aromatizar biscoitos, bolos, cremes e coberturas. Isso mesmo, comida sabor lavanda! Sei que estamos acostumados a ver o ursinho do amaciante correndo em campos de lavanda e de este ser o aroma mais comum para roupas, mas apesar de "exótico" é muito interessante e gostoso. Lógico que não é um biscoitinho para crianças, no caso delas, prefira os sabores chocolate, morango, baunilha, framboesa, groselha... O sabor da lavanda é extremamente delicado e está diretamente vinculado ao aroma. Literalmente enganamos o nariz e a boca. Esses biscoitos são perfeitos acompanhados de chá ou café. A experiência sensorial é bastante interessante. Que tal deixar os pré-conceitos de lado e inovar um pouco?!


Dicas:
- MUITO IMPORTANTE!!!! A Lavanda utilizada tem que ser de uso alimentar, não compre aquela da seção de velas e aromatizadores, pois geralmente contém outros produtos que não podem ser ingeridos. Cuidado e bom senso na hora de comprar as flores de lavanda.
- Você pode substituir as flores secas de lavanda por algumas gotas de essência alimentar de lavanda. O resultado não é o mesmo, com as flores é mais gostoso, mas também vale.
- Tente preparar esses biscoitos nos horários mais frescos do dia e em dias não muito quentes, pois a temperatura da massa é a chave para os biscoitos darem certo.
- Não derreta a manteiga de forma alguma, isso vai estragar a sua receita. Retire a manteiga da geladeira mais ou menos 1 hora antes de começar a fazer a massa. Assim, a manteiga vai ficar amolecida, com a consistência ideal. O tempo de 1 hora depende da temperatura ambiente, se estiver muito quente diminua o tempo e se estiver frio aumente.
- Na hora de abrir a massa use um rolo levemente enfarinhado e evite colocar muito as mãos na massa, isso esquenta a massa e faz com que ela comece a amolecer demais.
- Se a massa estiver muito mole na hora de colocar no forno, deixe-a mais tempo na geladeira, ou você corre o risco dos biscoitos derreterem e ficarem completamente sem forma.
- Prefira o pepel manteiga à untar a forma, os biscoitos desgrudam mais fácil e em geral o papel ajuda a não se espalharem para os lados ou "derreterem".
- O forno não pode estar mais quente do que 180ºC. A temperatura muito alta faz com que os biscoitos "derretam" antes mesmo de começarem a cozinhar.
- Não exagere no tempo de forno, os biscoitos devem ficar levemente dourados. Excesso de forno tende a deixar os biscoitos secos.
- Espere os biscoitos esfriarem bem antes de colocá-los em um pote fechado para evitar que amoleçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário