quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Muffins de Limão com recheio cremoso

Ontem, comentei que faria muffins de limão. Eles ficaram fenomenais! Leves, fofinhos e com um recheio cremoso que derrete na boca! Continuando o embalo das dicas sobre bolos, que publiquei mais cedo, segue a receita dos muffins. Um pouquinho trabalhosos, demoram um pouco para ficar prontos, mas definitivamente vale a pena. Fiz com limão siciliano, acho que eles ficam mais saborosos. Entretanto, nenhuma restrição ao uso do limão tahiti nessa receita; eles vão ficar mais azedinhos e menos aromáticos, nesse caso.


Dicas:
- A manteiga deve estar em temperatura ambiente, bem macia. Assim é mais fácil fazer a massa.
- Pode ser feito na batedeira ou a mão.
- As raspas de limão devem ser exclusivamente da parte colorida da casca. Evite pegar a parte branca, ela pode deixar a massa amarga.
- Passar o ovo em uma peneira ajuda a não formar grumos no preparação do recheio.
- Não use fogo alto para preparar o recheio, pode formar grumos.
- É normal sobrar um pouco de recheio. As opções são: dobrar a quantidade de massa e fazer 24 muffins ou congelar o recheio para usar em outra oportunidade. Nesse caso, o recheio mantém todas as suas características por cerca de 2 meses.
- Teste recheios de outros sabores, substituindo o suco de limão por suco de laranja, abacaxi, lima... Só evite frutas muito gordurosas que não geram sucos líquidos como banana e abacate.
- Os muffins ficam deliciosos mesmo sem o recheio e menos calóricos. Cada muffin fica com apenas 96Kcal.
Mini-cakes légers coeur citron (olhar última dica)
- O recheio cremoso de limão pode ser utilizado com a receita dos mini-cakes de cereja, em substituição as cerejas. Nesse caso cada muffin ficaria com 150Kcal. Já fiz esse teste. Ficam muito gostosos, com uma casquinha levemente crocante, mas um pouco mais pesados e o gosto de limão mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário