terça-feira, 12 de outubro de 2010

Crème Caramel

Hoje é dia das crianças, na verdade dia de Nossa Senhora. Decidi relembrar os tempos de criança e qual foi a primeira coisa que me veio a cabeça?! Pudim de leite condensado! Já havia falado para vocês que minha mãe faz o melhor pudim do mundo. Toda vez que eu colocava os pés em Curitiba para visitar a família e os amigos, minha mãe fazia o delicioso, maravilhoso, perfeito pudim de leite condensado. Dá água-na-boca só de pensar. Uma verdadeira delícia. E, desculpem, mas ninguém no mundo faz pudim de leite condensado como a minha mãe. Ela servia o pudim de sobremesa no almoço e no jantar não tinha mais, geralmente eu só poupava o pedaço do meu pai. Afinal, ele é meu pai e um grande formiga! Deixar uma formiga sem o seu docinho é extremamente perigoso. Lembro que certa vez levei um pudim, feito pela minha mãe, para a fazenda do Guga. Se me recordo bem, era um dos festivais gastronômicos do Gutão. Guardamos o pudim para o último dia, quando teria menos gente. Uma das meninas tinha feito um arroz doce com laranja... (que estava um terror, mas cada um na sua, ela era meio light macrobiótica, então respeito a falta de açúcar e sabor). O coitado do arroz doce ficou abandonado e o pudim simplesmente desapareceu em segundos! Ok, pudim é pudim... Mas o da Frau Elisabeth é "O" pudim! Vocês devem estar se perguntando por que o título é "crème caramel" se estou falando de pudim. Crème caramel é como os franceses chamam o nosso delicioso pudim de leite. Segue uma receita de Pudim de Leite, ou Crème Caramel, como preferirem. É delicioso, mas admito que não chega nem aos pés do pudim da minha mãe.

Dicas:
- Você pode usar baunilha fresca, é só raspar as favas no leite e fervê-lo um pouco.
- Cuidado com o caramelo, a temperatura é muito alta, pode provocar queimaduras graves.
- O caramelo está pronto quando levemente dourado, não exagere no cozimento e nem use fogo alto, pois você pode queimar o caramelo.
- Se for usar forminhas de silicone, verifique antes a temperatura máxima que elas suportam. O caramelo pode derreter as forminhas.
- Tenha paciência, desenformar só depois de frio, ou você pode desmontar completamente o seu pudim.
- O pudim fica mais saboroso quando bem geladinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário