terça-feira, 19 de outubro de 2010

Molhos Básicos - Molho Branco

Os molhos muitas vezes parecem a parte mais difícil de uma receita, ou talvez a mais demorada. Diante disso, muita gente opta por comprar molhos prontos. Entretanto, existem alguns tipos de molho que são muito fáceis de fazer, rápidos e deliciosos. O molho de caixinha, ou de frasco, possui muitos conservantes e na maioria das vezes o sabor nem chega perto do feito em casa. Hoje inicio uma série de postagens sobre molhos básicos, para mostrar que os molhos não são um bicho-de-sete-cabeças e, quando preparados em casa, deixam os pratos muito mais gostosos.
O molho branco é um verdadeiro coringa na cozinha, pois pode ser adaptado de diversas formas. A adição de ervilhas, milho, salame, ervas, frango desfiado, peito de peru, cenoura picada, nozes, castanhas, passas brancas e pretas, entre uma infinidadade de outras coisas, fazem com que o molho branco fique diferente e se adapte a quase todo o tipo de prato. É extremamente versátil e pode gerar composições absolutamente deliciosas. Mas, esqueçam o creme de leite! Molho branco não é creme de leite quente com um dado de caldo de carne ou galinha, muito menos com leite fervido com sal e pimenta. Molho branco é molho branco... Vejam a receita básica e criem suas próprias variações, pois é só adicionar os ingredientes no final. Vou mostrar algumas variações que ficam ótimas nas próximas postagens.

Dicas:
- Se quiser um molho um pouco mais líquido, faça o molho na seguinte proporção: 15g de farinha para 15g de manteiga para 300mL de leite.
- Caso sobrem alguns grumos, passe o molho em uma peneira antes de servir.
- O contato com o ar faz com que o molho forme uma película na superfície, quando esfria. Evite a formação da película cobrindo o molho com um filme plástico untado com óleo (parte que vai ficar em contato com o molho) ou passando um pouco de manteiga sobre o molho antes dele esfriar (prenda um pedacinho de manteiga em um garfo e deslize sobre o molho, formando uma fina camada de manteiga derretida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário