quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cupcakes de Chocolate

Ontem falei das Whoopie pies e disse que elas viraram febre nos Estados Unidos junto com os Cupcakes. Pois bem, a receita de hoje é de um sabor clássico de cupcake: Chocolate! Em geral, não faço muitos bolos ou cupcakes de chocolate. Não tenho a menor idéia de por que, mas acabo sempre preferindo fazer doces com frutas. No moelleux, por exemplo, preferi fazer o bolinho de framboesa, para constrastar com o chocolate do recheio e não ficar muito enjoativo. Um blog de culinária não pode deixar de ter ao menos uma receita de bolo de chocolate. O problema é: quem vai comer o tal bolo de chocolate? Essa pergunta explica o fato de que os lindos cupcakes da foto ai em cima não são meus. Isso mesmo, não fui eu que fiz. Quem fez foi uma amiga, que também mora aqui na Itália, a Juliana. Ficar muito tempo longe de casa e dos amigos acaba levando as mulheres para a cozinha. Isso já virou clichê. Eu, a Ju e a Betina somos alguns exemplos entre outros tantos. A Ju já está virando profissional! Faz umas coisinhas lindas e apetitosas. Os cupcakes dela ficaram com uma cara deliciosa e ela ainda se empenhou na decoração. Ficaram muito fofos e muito bem feitos. Não é a toa que as crianças do condomínio dela adoraram! Ainda vou colocar mais receitas dela por aqui. Mesmo ela me matando de vontade quando publica fotos de brigadeiros no facebook...
Cupcakes decorados da Ju.
Os cupcakes foram decorados com pasta americana, também conhecido como fondant. É possível comprar a pasta americana pronta em lojas especializadas, mas não é muito complicado de fazer em casa. Pasta americana me traz muitas recordações de infância, pois quando era pequena adorava assistir ao programa "Confeitando Bolos com Marta Ballina". Ela fazia bolos espetaculares e ensinava passo-a-passo nesse programa de tv. Por isso, escolhi a receita da pasta americana da Marta Ballina, caso vocês queiram decorar os cupcakes como a Ju fez. Também encontrei uma receita de fondant de marshmallow, que parece facílimo de fazer e precisa de ingredientes menos complexos do que a pasta americana. Acho que vale a pena testar. Seguem as receitas dos Cupcakes de Chocolate, da Pasta Americana e do Fondant de Marshmallow.

por Juliana Cabral - Pádua - Itália

Pasta Americana (Marta Ballina)
Ingredientes:
- 150mL de água
- 21g de gelatina
- 3 colheres de sopa de glucose
- 60g de gordura vegetal
- 1 colher de sopa de essência de amêndoas
- Açúcar impalpável* (aproximadamente 1.300g)
*pode ser feito em casa: 500g de açúcar de confeiteiro, 27g de amido de milho. Bater no liquidificador até ficar bem fininho.

Modo de Preparo:
- Em uma tigela em banho-maria, dissolver a gelatina na água.
- Quando a gelatina estiver bem dissolvida, adicionar a glucose, a gordura vegetal e a essência de amêndoas.
- Misture até formar um líquido homogêneo.
- Coloque um pouco de açúcar impalpável sobre uma superfície limpa (mais ou menos 800g); abra um buraco no meio e verta a mistura de gelatina, gordura e essência.
- Com os dedos vá incorporando açúcar. Adicione açúcar até que fique com uma consistência firme, macia e maleável.
- Trabalhe a massa até que fique bem elática.
- Guarde em um saco plástico.
PS. Deve ser feita no dia do uso. Utilize corantes alimentares (líquido ou pastoso) para deixar a pasta nas cores desejadas.

Marshmallow Fondant
Ingredientes:
- 150g de marshmallows
- 15mL de água
- 330g de açúcar impalpável

Modo de Preparo:
- Em uma tigela em banho-maria, dissolver os marshmallows com a água. (Cerca de 20 minutos)
- Retirar do fogo e adicionar 150g de açúcar.
- Colocar o restante do açúcar em uma superfície limpa. Verter a mistura de marshmallow.
- Trabalhar a massa até que fique homogênea e elástica.
- Utilize corantes alimentares (líquido ou pastoso) para deixar o fondant nas cores desejadas.
- Envolver a massa com filme plástico e deixar repousar por pelo menos 24 horas antes de utilizar.

PS. Duram até 2 meses se conservado em recipiente hermético.
O marshmallow é aquele coloridinho de pacote (Campfire). Tente comprar os brancos, caso não encontre, evite os muito coloridos, senão a mistura vai ficar marrom "merda"....

Um comentário:

  1. Adorei e fiz....agora queria saber se deixo descansar as 24 horas, fora ou dentro da geladeira e caso eu vá guardar por 2 meses, devo manter em geladeira, freezer ou apenas no pote hermético fora da geladeira mesmo?!!
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir