terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Petits Fours de Parmesão com Cogumelos Frescos

Acredito que esse foi um dos canapés favoritos do Natal. Eu não havia programado fazer canapés. Estava com a mente tão entretida inventando os pratos e sobremesas que ignorei os "belisquetes". Eu estava fazendo um milhão de coisas, muitas delas simultaneamente, cozinhava sem parar. Entretanto, comecei a pensar que seria bom ter alguma coisa para beliscar enquanto não iniciavamos a ceia propriamente dita. Já estavam no programa os biscoitinhos de gengibre, mas como todos estariam bebendo, um doce não é a melhor opção. A idéia dos petits fours de parmesão com Cogumelos frescos surgiu enquanto eu fazia as bengalinhas de parmesão. Peguei parte da massa, que é a mesma dos breadsticks de parmesão, estiquei e cortei com um cortador de biscoitos em formato de flor. Refoguei 2 cogumelos do tipo agaricus frescos (o branquinho comum) cortados em pedaços pequenos, com uma colher de chá de manteiga, um pouquinho de molho inglês e uma pitada de sal. Misturei o refogado de cogumelos, depois de frio, com 50g de queijo mussarela ralado. Bem no meio de cada florzinha de massa coloquei uma pequena quantidade do refogado de cogumelo com queijo. E, em mais ou menos 15 minutos de forno à 200ºC estavam prontos os petits fours de parmesão com cogumelos frescos. Facílimos de fazer, deliciosos e, o melhor, com aproveitamento de uma das receitas que eu já estava fazendo.

Dicas:
- Asse os petits fours em uma forma recoberta com papel de forno, eles ficam mais macios e só com uma casquinha crocante.
- A espessura da massa deve ser de mais ou menos 0,5cm. Lembre-se que no forno, por se tratar de uma massa de pão, a massa cresce. Se você fizer a massa muito espessa vai ter pãezinhos e não petits fours... E, talvez o recheio caia de cima da massa.
- Corte em diferentes formatos! Só não esqueça que quanto menor, mais rápido vai assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário