quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vinhos Lagrein

O título rimou, mas não foi intencional. Rima horrosa por sinal! De novo, mas deixa pra lá.. Atendendo a pedidos, uma série de postagens sobre bebidas. Afinal, nem todo mundo cozinha! Não sou someliê nem nada equivalente, mas como também não sou chef, nem gourmet e muito menos pâtissier e só publico receitas, vou me arriscar no mundo das bebidas também. Resumidamente, tudo que eu escrever por aqui pode ser uma grande bobagem, mas prometo me esforçar!
Vocês já estão carecas de saber que por aqui está muito calor. Ai meu Deus! Vai falar de calor de novo... As altas temperaturas dão destaque para os vinhos brancos e espumantes; bem como para as cervejas leves. Desde o final do ano passado estamos em uma febre de vinhos rosés. Os rosés franceses são absolutamente fenomenais, como quase tudo o que os franceses fazem na "área alimentar".  O cuidado, a minúcia e a técnica são características marcantes da culinária francesa e da poesia também; eu acho ou escutei "alguém" dizer. A Mercearia do Francês (Rua Itacolomi, 636 - Higienópolis - São Paulo) apresentava uma ótima seleção de vinhos brancos e rosés no último verão. O Côte du Rhône rosado é um vinho delicioso, perfeito para o dias quentes. Tentamos comprá-lo por aqui, mas ainda não conseguimos. A Enoteca que costumamos frequentar vende praticamente só vinhos de origem italiana. É a super-valorização do produto nacional. Graças à falta de vinhos franceses acabamos conhecendo os Lagrein.

Lagrein é uma variedade de uvas típica do norte da Itália, da região conhecida como Trentino-Alto Adige/Südtirol que compreende as províncias de Bolzano e Trento. Essa região faz fronteira com a região do Tirol na Austria e com as províncias do Veneto e Lombardia na Itália. Ela fez parte do império austro-hungaro e seus predecessores, sendo anexada à Itália somente em 1919. A uva Lagrein produz vinhos tintos com bastante tanino e rosés perfumadíssimos. Essa variedade de uva é cultivada também na Austrália. O sabor do vinho é leve, mineral, o perfume geralmente lembra frutas vermelhas. O sabor e o aroma são tão delicados que quando o vinho é servido excessivamente gelado quase desaparecem por completo. Seguem dois ótimos Lagrein, um da Cantina Mezzacorona, eleita a cantina do ano de 2009 pela Wine Enthusiast Magazine e o outro da Cantina Peter Zemmer, que recebeu várias menções honrosas no Concurso Enológico Internacional - Vinitaly 2010.

Infelizmente em uma rápida busca pela internet não encontrei nenhum dos dois vinhos disponíveis para compra no Brasil. Apenas um semelhante, também rosé Lagrein (Alois Legeder - 2006), por R$ 65, 00 na Mistral.

2 comentários:

  1. minha querida Adriana, ainda não havia visto o seu blog eu achei fantástico...por acaso a idéia veio do filme "Julie e Julia"?...anyway, adorei o seu texto sobre os vinhos e, para quem nao é sommelier, está se saindo muito bem nos comentários técnicos...fiquei curioso em apreciar o Legrein com o linguado e o risoto de palmito....hmmmm...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Luiz! Que felicidade em ver você por aqui! Infelizmente ainda não assisti ao "Julie e Julia", mas muitas pessoas me perguntaram o mesmo. A Kelly que acabou me contando a história do filme. Mas, no meu caso, é só uma pequena coincidência. Acho que o velho continente leva as mulheres entediadas para a cozinha mesmo. Rs... Muito obrigada pelo carinho! Quando voltar você sabe que a casa está sempre de portas abertas para você, quem sabe você não aparece por aqui também! Sua avaliação é muito importante, afinal: você é um dos pioneiros na avaliação dos quitutes! Saudades de você querido! Bjs

    ResponderExcluir