sábado, 21 de agosto de 2010

Cupcakes ou a Revolta dos Cupcakes

Os cupcakes, pelo que percebo daqui, viraram uma verdadeira febre no Brasil. Sempre vejo fotos desses pequenos e lindos bolinhos que, em geral, possuem aparência apetitosa. Mas será que são tão gostosos quanto bonitos?! Pois é, nem sempre. Muitas vezes a preocupação com a estética e a beleza são tamanhas, que o sabor fica esquecido. Um bolinho mequetrefe de baunilha com uma linda e gorda cobertura de manteiga! Definitivamente o custo-benefício não vale a pena, come-se uma tonelada de calorias pelo mesmo sabor do bolo industrializado que você compra no supermercado. Posso estar exagerando, pois, na verdade, prefiro um saboroso e "feioso" muffin.  Os muffins sim: com muito recheio, muito sabor, também muito pesados; mas calorias que realmente valem a pena. Estou vencendo este preconceito, já encontrei receitas absolutamente maravilhosas de cupcakes. Em geral, elimino a tal cobertura de manteiga e faço só o bolinho mesmo. Melhor assim! Mas, voltando ao que eu realmente queria comentar. Comecei a falar dos cupcakes no Brasil porque li uma reportagem no Terra que traz versões lindíssimas e possivelmente deliciosas desses bolinhos. Vale a pena dar uma olhada, alguns são de dar água na boca.

http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/cup-cakes-a-brasileira/index.htm

Apesar de mostrar cupcakes lindos, fiquei um pouco incomodada com o texto inicial. Ele é de uma imprecisão que me irritou. Ok ok... distância da familia e amigos, ver de longe a política brasileira cada vez mais refém de um partido, tempo demais sem sair de Roma têm me deixado mais sensível e exaltada. Vamos aos fatos:

Erro 1:  "Os italianos ficam estarrecidos diante das nossas pizzas doces ou dos sabores que misturam vários ingredientes." Deus do céu! A mocinha que escreveu a resportagem parece nunca ter pisado por aqui. Em Napoli e no interior da Campania pode-se encontrar pizzas muito semelhantes às brasileiras, com borda recheada e uma mistureba de coisas. Além de muito recheio, muito mesmo! Fora isso, é extremamente usual encontrar pizza de nutella no cardápio de sobremesas. Vamos e venhamos, não é porque a pizza italiana não tem catupiry, queijo tipicamente brasileiro, nem banana com canela que vai ser "menos criativa" do que a pizza brasileira.

Erro 2:  "Os japoneses nunca entenderam como a combinação de peixe com arroz pode gerar a infinidade de sushis e sashimis que temos por aqui." Nunca entenderam porque acham uma coisa absolutamente bizarra você estragar um sushi com cream cheese, tomates secos ou maionese. E também devemos levar em consideração que a variedade de sashimis é unicamente dependente da biodiversidade do oceano, afinal sashimi nada mais é do que um peixe ou fruto do mar fatiado.

Erro 3 (talvez o menos ruim): "Os cupcakes, típicos doces americanos, chegaram ao Brasil não faz muito tempo e já têm sabores jamais imaginados na terra de Obama." - Sim cupcakes são doces muito difundidos nos EUA, mas são de origem inglesa. Só não levavam esse nome lá na Inglaterra. Foram denominados cupcakes por Elisa Leslie, em um livro de culinária publicado em 1828. Uma americana, sim, mas que possui um irmão inglês e inclusive passou a infância com os pais na Inglaterra. Será que ela não trouxe a idéia de lá?! Quanto aos sabores, que grande mérito criativo existe em encolher clássicos como o bolo de fuba ou adicionar frutas tipicamente nacionais? Definitivamente essa moça nunca pisou em uma confeitaria européia. A terra de Obama...

Não nego de maneira nenhuma que o brasileiro é criativo, afinal sou brasileira. Só acho que o ufanismo nacional não pode ser desmedido. No final das contas, minhas críticas nada tem com os cupcakes. Só queria que as coisas fossem escritas com algum embasamento que não fosse os devaneios de uma cabeça desinformada ou mal informada. Mesmo que sobre assuntos com "importância meramente culinária". É por isso que o Brasil vai pra onde vai...


Nenhum comentário:

Postar um comentário