quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Whoopie Pies!

Feriado! Muitos podem pensar: Oba! Ótimo! Whoopie! Mas que nada... Uma droga, quando não se trabalha, feriado atrapalha. Eis que fomos para a academia, faz parte da rotina diária, e demos de cara com a porta fechada. Chato... Atrapalha a rotina e o sono, cansaso físico é importante para dormir bem. Ganhei duas horas a mais de internet hoje... Estava lendo a Folha e vi uma reportagem sobre Whoopie Pies. Nela dizia que as Whoopie pies estão chegando no mercado brasileiro e podem virar uma febre, como os cupcakes; mas sem substituir estes. Como em todas as reportagens que tratam de receitas estrangeiras que são absorvidas pelo Brasil tem o tradicional excesso de brasilidade. Va bene! Até que está muito melhor embasada do que o padrão... Serviu para aguçar minha curiosidade. Já havia visto whoopie pies no Top Chef Just Deserts, mas confesso que não me interessei por elas. Parecia um biscoito negresco e definitivamente não sou a maior fã do mundo desse tipo de biscoito. Bom, fui pesquisar. Descobri que os Whoopie pies, também chamados de Marshmallow Fluff, Gob, Black-and-White, Bob e BFO (Big Fat Oreo), viraram mania nacional nos Estados Unidos, em 2009. Desde então ganharam mais espaço, variações e estão ao lado dos cupcakes na preferência nacional norte-americana. O The New York Times fez uma reportagem bem interessante sobre as Whoopie Pies no início de 2009. Mania americana?! Futura mania brasileira?! Mas afinal, o que são Whoopie Pies?! São uma "coisa" doce que não é um bolinho, nem um biscoito, muito menos um macaron. É um Whoopie pie! Duas metades (do tamanho de um hamburguer. Sim! Enormes!) com textura intermediária entre bolo e biscoito, recheadas com algum tipo de creme. Um "cake-like sandwich" ou "sandwich-like cake"...
textura da whoopie pie
O original possui as metades sabor chocolate e recheio de marshmallow. As principais variações são: metades de abóbora ou red velvet e recheio de buttercream ou creme francês de baunilha. Os Whoopie pies são tradicionais na comunidade Amish da Pensilvânia e considerados um fenômeno na Nova Inglaterra. E, provavelmente chegaram aos Estados Unidos trazidos por grupos alemães e suiços - Amish e protestantes. Os homens costumavam levar Whoopie pies para comer no intervalo do trabalho. A idéia de colocar a cobertura dentro do bolo é de evitar que essa meleque tudo na lancheira e se perca. Não se sabe exatamente porquê os Whoopie pies espalharam-se pelos Estados Unidos somente em 2009. Sinceramente, continuo não vendo nada de especial nos Whoopie pies. E, definitivamente não acho que a "criatividade" brasileira (que eu chamaria de adaptação ao paladar e ingredientes locais) em substituir o recheio por brigadeiro ou doce de leite vai deixá-los mais atrativos. Na verdade, acho que eles só ficarão um pouco mais enjoativos. É uma bolacha fofa! Mas, para quem gosta de doce muito doce, ou tem crianças em casa e quiser arriscar, seguem duas receitas de Whoopie pies (estão em medidas americanas, se precisar use as tabelas de conversão de medidas). Quem testar, por favor, mande as impressões sobre a receita, fotos do resultado (troquem o recheio por algo mais simples...). Quem sabe sou convencida a testar também!

Amish Whoopie Pie
Ingredientes:
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara degordura vegetal hidrogenada
- 2 ovos
- 4 xícaras de farinha
- 1 xícara de chocolate em pó (o famoso do padre)
- 2 tsp. essência de baunilha
- 1 tsp. de sal
- 1 xícara de leite azedo*
- 2 tsp. de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de água quente.

*1 colher de sopa de vinagre de alcóol ou limão em uma xícara de leite integral, repouso de 15 minutos. (Deve coalhar).

Modo de Preparo:
- Bata o açúcar com a gordura vegetal. Adicione os ovos.
- Misture aos poucos a mistura de gordura, ovos e açúcar com o leite azedo.
- Adicione a baunilha.
- Dissolva o bicarbonato de sódio com a água quente e adicione por último.
- Mexa bem.
- Coloque em uma forma colheradas no formato de um cookie.
- Assar a 200ºC por 8 a 10 minutos.
- Faça sanduíches com 2 cookies, recheio de creme de marshmallow.

S'mores Whoopie Pie 
Ingredientes:
- 3 tsp. de manteiga (temperatura ambiente)
- 1 xícara de açúcar
- 1 ovo grande
- 1 tsp. de essência de baunilha
- 2 xícaras de farinha
- 1/2 xícara de chocolate em pó (chocolate do padre)
- 1/2 tsp. de sal
- 1 tsp. de bicarbonato de sódio
- 1/2 xícara de leite azedo*.
*1 colher de sopa de vinagre de alcóol ou limão em uma xícara de leite integral, repouso de 15 minutos. (Deve coalhar).

Ingredientes do recheio:
- 250g de manteiga (temperatura ambiente)
- 7 oz. de creme de marshmallows tostados 
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 pacote de bolacha maria esmigalhada.

Modo de Preparo:
- Pré-aquecer o forno à 190ºC.
- Bata a manteiga com o creme de marshmallow até ficar macio. 
- Adicione lentamente o açúcar, bata até ficar cremoso.
- Em uma tigela grande bata o açúcar e a manteiga por mais ou menos 1 minuto, até agregarem bem. Deve ficar com consistência de areia molhada. Adicione o ovo e a baunilha e bata até ficar macio.
- Em uma tigela média misture os ingredientes secos.
- Em uma tigela pequena dissolva o bicarbonato de sódio em 1/2 xícara de água quente.
- Com um mixer ou a mão, misture 1/3 dos ingredientes secos, metade do leite azedo e metade da mistura de bicarbonato. Misture bem. Repita com o outro terço dos ingredientes secos, do leite azedo, e da mistura de bicarbonato e o restante dos ingredientes secos. Misture bem, até que forme uma massa homogênea.
- Coloque em uma forma (usar uma colher de sorvete) colheradas de massa (sinta-se a vontade de fazer no tamanho que quiser) distantes mais ou menos 5 cm uma da outra. 
- Asse de 6 a 8 minutos, até que a superfície não pareça mais úmida e que amasse quando levemente pressionado.
- Transfira para uma grelha e deixe secar.
- Quando completamente frios, recheie com o creme de marshmallow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário