quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Delícias Vikings!

A próxima parada do nosso tour monarquico foi na Dinamarca. A comida por lá é mais pesada do que a sueca, um pouco parecida com a alemã. Afinal, os dinamarqueses são os vikings que se fixaram no continente. Deixaram o mundo da fantasia da península escandinava... Copenhague também têm as barraquinhas com o churros de salsicha (Franskmannen na Suécia), mas lá chama-se Pølse. Acabamos não provando a comida de rua em Copenhague, optamos por outras experiências gastronômicas. 
Spareribs.
A primeira delas foi um jantar na Bryggeriet Apollo (Vesterbrogade, 3 - Tivoli). É uma cervejaria artesanal, os dinamarqueses são conhecidos pelas micro-cervejarias; mas isso fica para uma postagem específica. Uma cervejaria que serve deliciosos e incríveis pratos de carne! Lembram-se da "incrível destruição das costelinhas", que eu postei certa vez falando de Amsterdã?! Pois é, Copenhague superou essa esperiência.

ølglasseret oksesteg
Testamos dois pratos: costelinhas de boi glaceadas, servidas com molho chilli e barbacue, batatas fritas e coleslaw (salada de repolho branco e roxo com cenouras e maionese); em dinamarquês?! Simplesmente spareribs... um prato americano que se fixou nos cardápios dinamarqueses. O outro, esse sim dinamarquês e absolutamente fenomenal, ølglasseret oksesteg med kartoffelmos og tyttebær (bifes de alcatra/picanha - o corte é diferente - cozidos e glaceados com cerveja stout, servido com purê de batatas, salada de rúcula e amora alpina). Juro que minha boca saliva só de pensar nesse prato. A carne estava absolutamente perfeita, macia, no ponto. O sabor... hummmmm... delicioso! E, a combinação com as frutinhas doces, a rúcula e o purê: fenomenal! O prato era enorme e eu não conseguia parar de comer. Vale a pena provar, delicioso!
A amora alpina é uma frutinha da família da cranberry (oxicoco, em português... aquela cujo suco se usa para fazer o drink Cosmopolitan), um arbustinhos cheio de bolinhas vermelhas, quando os frutos estão maduros. Geralmente não são cultivadas e sim coletadas na área silvestre. São extremamente frequentes nos pratos dinamarqueses. O prato que escolhi no almoço do dia seguinte tinha o que?! Amora alpina! Outra experiência interessantíssima.
Røget laks med røræg
Comemos no Galionen Steak & Lobster (Nyhavn, 23) Provamos os smørrebrød, que são pratos frios com uma fatia de pão coberta de carne, peixe ou legumes. Em geral, usa-se o rugbrød, que é o pão preto dinamarquês. Os pratos foram Røget laks med røræg (salmão defumado com ovos mexidos), Roastbeef med peberrod, ristede løg og pickles (rosbife com raiz forte e picles) e Fiskefrikadeller med tyttebær og løgkompot (bolinhos de peixe típicos com creme de cebola e amoras alpinas).
Roastbeef
Todos os pratos estavam absolutamente fenomenais. Eu fiquei com os bolinhos de peixe, um prato tipicamente dinamarquês que definitivamente precisa ser provado um dia. Uma consistência estranha, bem diferente. No Brasil diriam, embatumado. Não era isso... o peixe estava completamente triturado e formava uma massinha muito semelhante a um knödel alemão ou sei lá... talvéz um gnocchi de farinha de sêmola. Logicamente que com um delicioso e único sabor de peixe. O creme de cebola era também fantástico. Confeso que fiquei um pouco irritada, pois o Érico ficava roubando o creme de cebola para o prato dele. As
Fiskefrikadeller
amoras alpinas combinadas com o bolinho de peixe... hummmm... sabor, sabor, sabor! Todos os outros pratos eram smørrebrod, então tinha o tal pão preto por baixo, apesar de na foto não aparecer. Comidinhas de muito peso, definitivamente. Deliciosas e que fazem você sair rolando! A Dinamarca é uma delícia, até que se prove as cervejas... hehehe. Realmente vale a pena provar as delícias vikings!

Nenhum comentário:

Postar um comentário