terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comendo com os Elfos

Knäckebröd
A culinária sueca é surpreendente, assim como Estocolmo. Chegamos na Terra dos Elfos pensando em comer muito peixe e salsicha; em pratos pesados. Afinal, o frio que faz por lá atrai coisas com bastante "sustância". Eis que descobrimos uma culinária local elaborada, saborosíssima e incrivelmente leve. A nossa primeira noite em Estocolmo foi premiada com uma fantástica experiência gastronômica. Era aniversário do Érico e decidimos comemorar em um bom restaurante. Fomos ao Tennstopet Restaurang (Dalagatan, 50 - Odenplan - Estocolmo), um excelente restaurante e pub que serve comida típica sueca desde 1867. Caro?! Definitivamente não, principalmente para quem mora em São Paulo. Os pães de entrada, snapps típico sueco, prato principal com acompanhamentos e 2 pints de cerveja sueca custam em torno de 100 reais por pessoa. Isso contanto os 10 "dinheiros" para o guardador de casacos. O serviço é excelente! Na cesta de pães da entrada tinha o Knäckebröd, que é um pão chato e crocante tipicamente sueco. Muito gostoso, lembra uma torrada.
Fläsklägg
Rimmad Lax
Depois de ir e voltar diversas vezes no cardápio e passar por coisas bem diferentes como carne de rena, acabamos optando pelos seguintes pratos: o Érico escolheu o Fläsklägg med hemlagat rotmos (joelho de porco assado com purê caseiro de nabos e mostarda forte), eu o Rimmad Lax med Dillstuvad Potatis (Salmão curado acompanhado de batatas ao molho de endro), Cacá, Ju e André escolheram o Stekt strömming (arenque báltico frito acompanhado de purê de batatas). Todos os pratos estavam absolutamente deliciosos. O purê de nabos do Érico definitivamente não parecia um simples purê de nabos e estava saborosissímo. O salmão estava absolutamente delicioso... 
Stekt strömming
O arenque frito sem excesso de óleo... Saímos do restaurante rolando e extremamente satisfeitos! A primeira surpresa do dia seguinte aconteceu já no café da manhã: pepinos frescos, Knäckebröd e outros pães (tradicional, branco com cereais e preto com cereais), queijo, uma deliciosa geléia (cada mesa tinha um sabor diferente; a de morangos era estupenda, tinha morangos inteiros) e a melhor manteiga do universo - Smör. Uma manteiga de nata que derete na boca e possui a quantidade exata de sal. Absolutamente deliciosa! Decidimos que o almoço seria comidinhas de rua, assim aproveitaríamos melhor o pouco tempo de luz do sol que faz por lá nessa época do ano. Nova surpresa! Elegemos o cachorro-quente sueco o melhor de todos os cachorros-quentes - Tunnbrödsrulle (barraquinha no Karlaplan em frente ao centro comercial Fältöversten). Nunca imaginei um pão com salsicha tão gostoso. Bom, também não podia ser diferente, os suecos são apreciadores de salsicha desde o tempo dos vikings. Comemos a salsicha tradicional sueca grelhada- falukorv -  envolta de purê de batata, cebolas crocantes, catchup e mostarda em um pão que parece uma tortilla - tunnbröd. Vem com uma colher pra poder comer só o purê... Absolutamente delicioso!
Tunnbrödsrulle

Franskmannen
Ainda tinha outras opções de salsicha, como: tradicional enroladinha no bacon (dá água-na-boca de lembrar), choriço, algumas variedades de salsichas alemãs, polonesas e romenas. O jantar foi de novo cachorro-quente, depois da nossa "passadinha" no bar (veja a próxima postagem). Dessa vez optamos pelo tradicional Franskmannen, que é um "churros" de salsicha com muito catchup e mostarda. A parte churros é um pão que encaixa a salsicha dentro, de sabor bem parecido com o nosso pão de cachorro-quente. Muito gostoso mas nada supera o Tunnbrödsrulle. De qualquer cheio, comi dois! Enfim, Estocolmo não é só um lugar maravilhoso, mágico e lindíssimo, como uma excelente opção para um tour gastronômico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário