sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bebendo com os Elfos

Skål com Pripps Blå
Beber na Suécia não é tão simples quanto no Brasil ou aqui na Itália. A terra dos elfos tem regras específicas para a comercialização de bebidas alcóolicas, bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. O jeito mais fácil de encontrar uma bebida que não seja de criança (teor alcoólico superior a 3,5%) é nos bares e pubs. Entretanto, também é a maneira mais cara (uma pint de cerveja nacional custa em torno de 40 skr, ou 10 reais). Esqueça o mercado! Os mercados e supermercados só podem vender bebidas alcoólicas com até 3,5%. Foi muito estranho ver na prateleira uma Guiness com 3,5% de álcool. As lanchonetes e quiosques de salsicha na rua, até 2,1%. Sério, 2,1%! Melhor pedir um refrigerante! A única vantagem de beber no quiosque é que a latinha que vem morna fica estupidamente gelada em poucos minutos. Peculiaridade de lugares que são  mais frios do que o freezer da sua geladeira... O único lugar que comercializa bebidas com os teores alcoólicos que estamos acostumados é o Systembolaget.
Sábado no pub com Dr. Xapatinhos.
Com esse nome e considerando que estavam juntos Érico, Corvo e Cacá; o local foi rapidamente apelidado de BolaGato. Durante nosso passeio de sábado, procuramos por um BolaGato... Todos fechados! Outro detalhe importante: se você pretende beber na Suécia, programe-se com antecedência, pois os BolaGatos fecham no sábado as 15hs e não abrem aos domingos. Durante a semana ficam até as 20h, afinal, não é no final de semana que as pessoas bebem...
Akvavit
Só mais um pequeno detalhe antes de passar para a parte que realmente interessa: as bebidas que provamos. Mesmo nos bares as cervejas são diferenciadas pelo teor alcoólico. A Suécia não é um grande país cervejeiro, então não existe muita variação de sabor entre as cervejas tipicamente suecas. Existe sim, variação de teor alcoólico: Starköl - cerveja forte, acima de 4,5%; Mellanöl - cerveja média, entre 3,5 e 4,5% e Folköl - cerveja do povo, entre 2,1 e 3,5%. Em posse de todas essas informações, tendo perdido o horário do BolaGato e verificando que todos os bares de Estocolmo são extremamente aconchegantes optamos por beber no bar mesmo.
Barraquinha de Glögg
O frio que faz em Estocolmo definitivamente atrai bebidas. Em muitos momentos bebemos uma coisinha ou outra pra ajudar o corpo a esquentar. Realmente funciona! No dia em jantamos no Tennstopet Restaurang provamos a cerveja Pripps Blå, versão starköl e os meninos encararam o snapps mais conhecido da Suécia (depois da vodka Absolut), o akvavit. O akvavit é servido em uma tigelinha com gelo e deve-se colocar no copo somente a quantidade para beber em um gole só. Melhor não deixar esquentar, senão fica bem mais difícil de beber. O sabor é bem parecido com o de uma pinga seca com um retrogosto de alcaçuz. Até que é gostosinho... Os meninos adoraram! Quanto a cerveja, gostosa, mas nada de especial; uma larger padrão. No dia seguinte, o dia das andanças, descobrimos uma bebida fenomenal para o frio: o Glögg, vinho quente com especiarias, amêndoas, passas e um pouco de snapps. Em muitas áreas da cidade tem barraquinhas de Glögg, que é servido como se fosse um cafezinho junto com um Pepparkakor (deliciosos biscoitinhos de gengibre).
Glögg
Os bares também servem o Glögg, só que de um jeito bem mais sofisticado e mais alcoólico também. Nossa noite de sábado foi regada à Falcon, uma starköl um pouco mais amarga do que a Pripps Blå, e akvavit. Muito akvavit! Ao som do Dr. Xapatinhos, os meninos acabaram com a akvavit do bar. Passaram para os snapps dinamarqueses... coisa de viking, ou melhor, bárbaro. Mas, a Dinamarca fica para outra postagem... A grande vantagem foi o calor da ressaca para aquecer os corpos nos 15 minutos de caminhada, com neve na cara, -15ºC, até chegar na estação de trem. Ufa! E, que venha Copenhague!
Skål!

Um comentário:

  1. Oi, Adriana
    A Maíce falou do seu blog pra mim e já gostei. Cheio de explicações cervejísticas! Ic!
    Aproveite e venha conhecer o meu tb.
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir