terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fiori di Zucca - Um Belo Desastre

Afobação, empolgação, ansiedade, preguiça, excesso de confiança juntos geram caos. Ontem, fui comprar verduras e as flores de abóbora (fiori di zucca) estavam maravilhosas; apesar de ser outono e elas serem típicas da primavera. Não resisti e comprei uma dúzia. Cheguei em casa super-empolgada para fazer um macarrão com molho de flor de abóbora; uma delícia! O problema é que tinha uma tonelada de risoto que tinha sobrado do almoço de domingo. Ok! Contive a empolgação, fiz um frango grelhado para acompanhar o risoto e esperei ansiosamente pelo almoço de hoje. Nesse meio tempo fui fazer a pesquisa das receitas de molho com flor de abóbora. Descobri ser um prato típico do Abruzzo e que precisava de alguns ingredientes que eu não tinha em casa. Começa ai o desastre!
Ingrediente "mancante" nº 1: Açafrão. 
1 - Excesso de confiança: Eu adoro inventar na cozinha e, em geral, funciona bem. Dificilmente alguma coisa fica não comestível. Nesse embalo, achei que podia inventar qualquer coisa e sempre funcionaria. Olhem só que idéia tonta: substitui o açafrão por páprica.
2 - Preguiça: Ah, não vou sair para comprar açafrão, ainda mais que só vai ter no mercado que é longe... Páprica deixa coloridinho também. Não vai fazer diferença, afinal, o meu interesse é no gosto das flores.
Ingrediente "mancante" nº 2: Gema de Ovo.
1 - Excesso de confiança: Nem precisa essa gema de ovo, vou engrossar com farinha que dá na mesma.
2 - Preguiça: Sim, ontem eu fui no açougue (que é onde se compra frios e ovos também). Esqueci completamente de comprar ovos, percebi quando já estava em casa. Preguiça enorme de voltar só para comprar ovos. Não fui, afinal, pra tudo se dá um jeito.
Ingrediente "mancante" nº 3: Queijo pecorino.
1 - Excesso de confiança: Ah! Grana padano e pecorino têm quase o mesmo gosto, um é só um pouco mais salgado do que o outro! rs (Isso foi uma invenção da minha cabeça para me convencer de que era possível fazer a receita. Afinal, no outro dia substitui gruyère por parmesão e semi-funcionou...).
Beleza, dos 10 ingredientes para o molho substitui 3! Ah, só 30%... sendo que sal e pimenta estão na conta... Detalhe importante da receita, que eu fiz questão de ignorar: "use um bom açafrão, pois ele é essencial para potencializar o sabor das flores", "se quiser aumentar o sabor do molho, aumente um pouco a quantidade de pecorino"... Na verdade foi meu cérebro que ignorou, porque eu realmente só percebi que isso estava lá no texto da receita, quando re-li depois do almoço. Ansiedade e Afobação!
Minhas Fiori di Zucca. Lindas!!!!

Ingrediente principal: Flores de Abóbora
1 - Afobação: Como se limpa flor de abóbora?! Sei lá! Lava na água e corta que nem manda a receita... Ops, essa aqui tem pistilo, tiro ou deixo? Deixa que vai ficar mais saboroso... Desencaixo o cálice?! Nem... corta direto que vai mais rápido.
Nota: Forma correta de limpar uma flor de abóbora: retirar os pistilos, desencaixar o cálice (cuidar para retirar a parte com espinhos), lavar com cuidado, pois a flor é muito frágil.
2 - Ansiedade + Empolgação: "Gon, já que falta um monte de coisas, deixa pra fazer amanhã". Não, não, não... As flores vão murchar! Olha como elas estão lindas! Estou morrendo de vontade desse molho. Vou fazer hoje mesmo!

Meu Fusilli Fiori di Zucca. Sem a menor graça!
Resultado final: Comestível, mas quase sem gosto! Se eu tivesse feito sem as flores de abóbora e com hibisco roxo teria dado no mesmo, só que o molho ia ficar lilás ao invés de amarelinho. O açafrão fez muita falta! O parmesão não derreteu bem, meio que grudou na cebola e nos pedacinhos de flor... A consistência ficou aguadinha, faltou a gema de ovo. Sei lá porque a farinha não engrossou. Acho que porque não era para engrossar mesmo. E foi assim: almoço completamente sem graça! Que ódio de mim! Tenho pavor de coisa mal feita e o que eu fiz: sucessão de erros infantis para resultar em uma coisa mal feita! Blarght! Purtroppo cosi! Uma hora dessas faço a receita direitinho, vejo se fica realmente gostosa e coloco aqui no blog pra vocês.

PS. :
"mancante" = que faltava
O que os italianos chamam de fiori di zucca pode ser flor de abóbora ou de abobrinha.

2 comentários:

  1. hahahaha
    mas já que falava o açafrão, o ovo e o queijo, tinha q ter ido no mercado!!!!
    tá parecendo eu, cheia de preguiça... =P

    ResponderExcluir
  2. Pois é... mas chove demais, frio, o ovo e o queijo são em um lugar, o açafrão em outro. Pura preguiça!

    ResponderExcluir