Ingrediente "mancante" nº 1: Açafrão.
1 - Excesso de confiança: Eu adoro inventar na cozinha e, em geral, funciona bem. Dificilmente alguma coisa fica não comestível. Nesse embalo, achei que podia inventar qualquer coisa e sempre funcionaria. Olhem só que idéia tonta: substitui o açafrão por páprica.
2 - Preguiça: Ah, não vou sair para comprar açafrão, ainda mais que só vai ter no mercado que é longe... Páprica deixa coloridinho também. Não vai fazer diferença, afinal, o meu interesse é no gosto das flores.
Ingrediente "mancante" nº 2: Gema de Ovo.
1 - Excesso de confiança: Nem precisa essa gema de ovo, vou engrossar com farinha que dá na mesma.
2 - Preguiça: Sim, ontem eu fui no açougue (que é onde se compra frios e ovos também). Esqueci completamente de comprar ovos, percebi quando já estava em casa. Preguiça enorme de voltar só para comprar ovos. Não fui, afinal, pra tudo se dá um jeito.
Ingrediente "mancante" nº 3: Queijo pecorino.
1 - Excesso de confiança: Ah! Grana padano e pecorino têm quase o mesmo gosto, um é só um pouco mais salgado do que o outro! rs (Isso foi uma invenção da minha cabeça para me convencer de que era possível fazer a receita. Afinal, no outro dia substitui gruyère por parmesão e semi-funcionou...).
Beleza, dos 10 ingredientes para o molho substitui 3! Ah, só 30%... sendo que sal e pimenta estão na conta... Detalhe importante da receita, que eu fiz questão de ignorar: "use um bom açafrão, pois ele é essencial para potencializar o sabor das flores", "se quiser aumentar o sabor do molho, aumente um pouco a quantidade de pecorino"... Na verdade foi meu cérebro que ignorou, porque eu realmente só percebi que isso estava lá no texto da receita, quando re-li depois do almoço. Ansiedade e Afobação!
Minhas Fiori di Zucca. Lindas!!!! |
Ingrediente principal: Flores de Abóbora
1 - Afobação: Como se limpa flor de abóbora?! Sei lá! Lava na água e corta que nem manda a receita... Ops, essa aqui tem pistilo, tiro ou deixo? Deixa que vai ficar mais saboroso... Desencaixo o cálice?! Nem... corta direto que vai mais rápido.
Nota: Forma correta de limpar uma flor de abóbora: retirar os pistilos, desencaixar o cálice (cuidar para retirar a parte com espinhos), lavar com cuidado, pois a flor é muito frágil.
2 - Ansiedade + Empolgação: "Gon, já que falta um monte de coisas, deixa pra fazer amanhã". Não, não, não... As flores vão murchar! Olha como elas estão lindas! Estou morrendo de vontade desse molho. Vou fazer hoje mesmo!
Meu Fusilli Fiori di Zucca. Sem a menor graça! |
PS. :
"mancante" = que faltava
O que os italianos chamam de fiori di zucca pode ser flor de abóbora ou de abobrinha.