sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Biscoitos de Gengibre

Os biscoitos de gengibre são um clássico natalino no norte do planeta. No Brasil, não é tão comum fazermos esse tipo de biscoito para as festas de final de ano. Por que? Simples: é um biscoito feito com uma mistura de especiarias, com sabor forte que definitivamente não combina com o calor. Já fazia algum tempo que eu queria testar a receita desses biscoitinhos e nada melhor do que no Natal, pois eles ainda são ótimos para a decoração. Infelizmente não consegui decorá-los com glacê para ficarem mais bonitinhos, mas garanto que ficaram deliciosos. São perfeitos com uma xícara de chá!

Dicas:
- Evite trabalhar a massa com as mãos, pois o calor das mãos derrete a manteiga e pode desandar a massa. Prefira usar uma espátula.
- Sempre trabalhe rapidamente a massa, em superfície fria e evitando que ela esquente muito.
- Deixar os biscoitos na geladeira, já no formato desejado, antes de levar ao forno faz com que eles tenham menos chance de derreter e perder completamente a forma.
- A decoração pode ser feita com um galcê simples: 1 clara em neve batida com 200g de açúcar de confeiteiro. Utilize corante alimentar para deixar o glacê nas cores desejadas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Petits Fours de Massa Folhada

Os petits fours de massa folhada, tanto de páprica picante quanto de azeitonas foram feitos com o que sobrou da massa folhada; depois que eu fiz as 6 cestinhas para o doce de frutas vermelhas. Portanto, a receita da massa é a mesma da postagem anterior. Deve-se estender a massa até que fique com mais ou menos 3mm de espessura. Cortar os petits fours com um cortador de biscoitos. Eu usei um cortador em forma de losângo para os de páprica picante e de flor para os de azeitona. Leve os petits fours, já no formato desejado, novamente para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Essa etapa vai garantir que eles não fiquem disformes e cresçam adequadamente.
- Petits fours de massa folhada com azeitona: facílimos de fazer! Antes de colocar a massa folhada no forno coloque rodelas de azeitona verde sobre a massa. Leve ao forno, em forma coberta com papel de forno (200ºC), por cerca de 15 minutos ou até que a massa tenha crescido e esteja levemente dourada.
- Petits fours de massa folhada sabor páprica picante: tembém muito fáceis de fazer. Misture uma gema de ovo com uma colher de sopa de páprica picante, uma colher de chá de azeite de oliva e uma pitada de sal. Retire os petits fours da geladeira e pincele com a mistura de páprica antes de levar ao forno. Leve ao forno, em forma coberta com papel de forno (200ºC), por cerca de 15 minutos ou até que a massa tenha crescido e a superfície esteja vermelha e brilhante.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Massa Folhada

Essa receita pode parecer meio perdida aqui no meio das receitas de Natal e Ano Novo, mas definitivamente não está. A massa folhada foi a base para a sobremesa mais disputada do Natal, as cestinhas de massa folhada com creme e frutas vermelhas frescas, dos petits fours de massa folhada com páprica picante e com azeitona e dos "peixinhos" da sopa de aspargos verdes. Ufa! Usei muito a massa folhada no Natal. O braços e o nariz dos bonecos de neve, a palha da manjedoura do menino Jesus... tudo de massa folhada. Aproveitei cada sobra da massa! Foi ótimo, nada de desperdício. Esse tipo de massa não é dos mais fáceis de se fazer, mas também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Um pouquinho de concentração e paciência são suficientes para que a massa fique deliciosa e perfeita! O grande segredo, para que ela fique realmente folhada e cresça no forno sem perder a forma é sempre utilizá-la bem gelada, recém-saída da geladeira. Nada de manipular demais com as mãos ou deixá-la em temperatura ambiente. Se os passos da receita forem seguidos direitinhos e você utilizar essas dicas, o sucesso está garantido! Segue a receita, infelizmente sem fotos...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Petits Fours de Parmesão com Cogumelos Frescos

Acredito que esse foi um dos canapés favoritos do Natal. Eu não havia programado fazer canapés. Estava com a mente tão entretida inventando os pratos e sobremesas que ignorei os "belisquetes". Eu estava fazendo um milhão de coisas, muitas delas simultaneamente, cozinhava sem parar. Entretanto, comecei a pensar que seria bom ter alguma coisa para beliscar enquanto não iniciavamos a ceia propriamente dita. Já estavam no programa os biscoitinhos de gengibre, mas como todos estariam bebendo, um doce não é a melhor opção. A idéia dos petits fours de parmesão com Cogumelos frescos surgiu enquanto eu fazia as bengalinhas de parmesão. Peguei parte da massa, que é a mesma dos breadsticks de parmesão, estiquei e cortei com um cortador de biscoitos em formato de flor. Refoguei 2 cogumelos do tipo agaricus frescos (o branquinho comum) cortados em pedaços pequenos, com uma colher de chá de manteiga, um pouquinho de molho inglês e uma pitada de sal. Misturei o refogado de cogumelos, depois de frio, com 50g de queijo mussarela ralado. Bem no meio de cada florzinha de massa coloquei uma pequena quantidade do refogado de cogumelo com queijo. E, em mais ou menos 15 minutos de forno à 200ºC estavam prontos os petits fours de parmesão com cogumelos frescos. Facílimos de fazer, deliciosos e, o melhor, com aproveitamento de uma das receitas que eu já estava fazendo.

Dicas:
- Asse os petits fours em uma forma recoberta com papel de forno, eles ficam mais macios e só com uma casquinha crocante.
- A espessura da massa deve ser de mais ou menos 0,5cm. Lembre-se que no forno, por se tratar de uma massa de pão, a massa cresce. Se você fizer a massa muito espessa vai ter pãezinhos e não petits fours... E, talvez o recheio caia de cima da massa.
- Corte em diferentes formatos! Só não esqueça que quanto menor, mais rápido vai assar.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Festas de Final de Ano!

O final de ano foi bastante movimentado. Recebemos diversas visitas, passeamos um pouquinho por Roma e arredores, comemos muito e nos divertimos bastante. Acabei abandonando quase que completamente o blog, pois as tarefas domésticas e de hospitalidade acabaram consumindo quase todo o tempo. Fizemos as festas de Natal e Ano Novo aqui em casa mesmo. Foram excelentes e divertidíssimas! No Natal estávamos em 6 pessoas, Érico, Juliano, Maria Clara, Henrique (meu irmão), Fernanda e eu. No ano novo: Juliano, Maria Clara, Érico e eu. Elaborei cardápios especiais para as duas comemorações. Fiquei cozinhando mais ou menos umas 8 ou 9 horas por dia durante 3 dias para o cardápio de Natal. Sem abandonar as "obrigações" domésticas... Foi cansativo! Valeu muito a pena. Já no ano novo tive que ser mais veloz, apenas 1 dia e uma noite para preparar tudo. Tudo muito bom também. Confesso que gostaria de ter dado mais pitaco nas bebidas do Ano Novo, mas dessa vez deixei o Érico e o Juliano decidindo sozinhos... Sem problemas, foi uma deliciosa comemoração. Descobrimos que em Roma a comemoração de reveillon é muito semelhante a que acontece nas praias do Brasil. Muitos fogos, muito barulho... Parecia que estavamos no Brasil, em Camboriú ou Camburi.
Anotei todas as receitas, modo de preparo. Só faltaram as fotos de todos os passos, infelizmente, fiz muita coisa ao mesmo tempo e ficou difícil parar tudo para fotografar cada etapa. Ainda estou terminando a organização de tudo para colocar aqui no blog, por enquanto deixo vocês com os cardápios de Natal e Ano Novo e algumas fotos para aguçar a curiosidade.

Natal

Canapés
- Petits fours de parmesão com cogumelos frescos
- Petits fours de massa folhada com páprica picante
- Petits fours de massa folhada com azeitonas
- Biscoitos de gengibre

*Aperol com laranja e água tônica
*Cerveja ale irlandesa



Entrada
- Sopa de Aspargos Verdes com "peixinhos" de massa folhada
- Bengalinha de pão de parmesão
 
*Vinho Alghero Rosé DOC


Prato Principal
- Lombo de porco ao forno recheado com purê de maçã verde
- Lombo de porco ao forno recheado com farofa de bacon e passas
- Molho de especiarias

*Vinho Corvo Tinto

Acompanhamentos
- Mini-batata suiça recheada com mussarela, bacon, passas e nozes.
- Tomate cereja marinado com manjericão e mussarela de búfala.
- Salada verde.






Sobremesa
- Muffins de nozes, castanhas e amêndoas recheados e cobertos com ganache de chocolate. Decorados com glacê suiço.
- Cestinhas de massa folhada com creme e frutas do bosque frescas.
- Cerejas espanholas gigantes.

*Prosecco Valdobbiadene DOCG
*Veuve Clicquot Ponsardin Brut


  


Ano Novo



Canapés
- Azeitona dolce (azeitona natural, não conservada em salmoura).
- Jamon espanhol com limão
- Anéis de Lula à Romana

*Cerveja larger alemã





Entrada
- Capeletti tricolor ao molho bechamel (amarelo: massa de açafrão com recheio de ricota e amêndoas, verde: massa de espinafre com recheio de ricota, passas e nozes, rosa: massa de beterraba com recheio de fungos pleurotus e mussarela).
 
*Vinho Alghero Rosé DOC







Prato Principal
- Filé de merluza com camarão e legumes (pepino, cenoura, broto de soja, cebola, alho, salsinha fresca) coberto de fungo pleurotus.

*Vinho Alghero Rosé DOC
*Cerveja alemã larger

Acompanhamentos
- Salada verde





Sobremesa
- Carolinas de creme com ganache de chocolate
- Mousse tricolor com coulis de frutas do bosque (mousse de chocolate meio amargo, mousse de frutas do bosque e mousse de chocolate branco com amêndoas)
- Uvas brancas

*Prosecco Valdobbiadene DOCG